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O fato de uma mulher ter um tamanho grande não significa que ela não possa usar uma roupa estilosa e moderna. Felizmente, isso não representa mais um tabu na sociedade atual e muitas marcas incluem coleções para essas mulheres plus size amantes da moda.

As peças plus size, como também são conhecidas, estão cada vez mais modernas. Design e funcionalidade são complementares; aliás, há designers, marcas e modelos que se destacam por serem embaixadores desta moda. A ideia é que qualquer mulher tenha a liberdade de escolher as roupas que melhor se adaptam ao seu estilo.

Pioneiros da moda plus size na Espanha e seu legado

Os tamanhos grandes sempre existiram, outra coisa é que eram tendência. Porém, o conceito curvilíneo revolucionou esta indústria e muitas empresas foram atraídas por este tipo de mercado e pela sua rentabilidade. Adeus às peças conservadoras, clássicas e pouco atraentes, para dar asas à imaginação com propostas mais comerciais e populares.

Em nosso país temos diversas marcas e designers que levaram a moda plus size a outro patamar. Graças ao bom trabalho e às coleções exclusivas, conquistaram um nicho importante neste setor. Por exemplo, Tamanhos Heart XL Plus é uma loja online que oferece roupas elegantes e confortáveis ​​para mulheres de diversas idades.

​Essa empresa, em constante expansão, comercializa roupas em tamanhos que vão do 46 ao 56 para a mulher urbana, atual e moderna. Por isso, quer procure uma calça confortável ou um vestido de noite, tem sempre à sua disposição uma grande variedade de opções, que se adaptam às necessidades de cada cliente.

Esta empresa madrilena, que começou como um projeto familiar, consolidou-se em 2014. O seu objetivo era oferecer tamanhos grandes e de boa qualidade e, desde o primeiro momento, o público recebeu muito bem esta proposta. Aos poucos, decidiu dar mais um salto e colaborou com fabricantes espanhóis e europeus para expandir o seu catálogo.

A ascensão da indústria da moda plus size no século 21

Hoje em dia, este tipo de negócio apresenta números muito atrativos, por isso algumas marcas decidiram tentar a sorte. Segundo estudos realizados por algumas consultorias, como a norte-americana NPD, a roupa casual é a que tem maior procura, seguida da lingerie.

Embora esse mercado de moda plus size represente uma oportunidade de negócio, há muitos projetos que tentam e fracassam. É o caso da Old Navy, que, segundo especialistas, possivelmente não entendeu as necessidades dos clientes.

Porém, o mercado de grande porte continua crescendo, embora tenhamos o maior expoente nos Estados Unidos. O crescimento é de 18% em relação a 2019, antes da pandemia do coronavírus. Esta percentagem ajuda-nos a compreender os números do negócio, que já ultrapassam os 17 milhões de dólares em todo o mundo.

 Em suma, cada vez mais marcas estão a abrir-se, porque esta opção é uma magnífica oportunidade de mercado. Além disso, a oferta online continua a crescer, assim como a obesidade e o excesso de peso, segundo estudos recentes realizados no nosso país. Por estas razões, há cada vez mais consumidores que exigem tamanhos grandes.

A influência da moda plus size na autoestima e inclusão

Uma vez que tenhamos clareza sobre a margem de lucro que esta indústria oferece, também é importante focar em dois fatores-chave: inclusão e autoestima. Ou seja, o propósito desta moda não se traduz apenas no rendimento económico, mas também na satisfação e experiência que oferece às mulheres.

Este compromisso implica um valor diferencial para marcas que apostam na democratização dos padrões de beleza. Durante muito tempo, as mulheres viveram sob a pressão das medidas perfeitas: 60-90-60, algo que já não é tão relevante. Na verdade, isso gerou um problema de autoestima e de doenças relacionadas à alimentação, como anorexia e bulimia.

O objetivo é banir estereótipos prejudiciais. Na verdade, uma contribuição muito positiva são os modelos e influenciadores curvilíneos. Essas referências fizeram com que muitas outras mulheres se sentissem identificadas e comprassem essas roupas. Portanto, a publicidade com modelos, que parecem muito mais reais e próximas, passa a ter um importante papel social. Por exemplo, Raquel Villadiego é um exemplo para as jovens gerações do nosso país.

Além disso, temos designers, blogueiros e influenciadores que promovem a moda inclusiva. Ou seja, uma proposta em que todos podem participar da moda e os designs são acessíveis independente do tamanho. Neste sentido, alguns dos exemplos mais notáveis ​​são a designer de Marbella, Marina Llorca; a fundadora do blog WeLoversize, Rebeca Gómez, ou a popular influenciadora Cristina Haro, entre outros.

Marcas espanholas que marcaram a diferença na moda plus size

Além de Tamanhos Heart XL Plus, como já indicamos, loja online que oferece coleções de tamanhos especiais a preços acessíveis, também temos outras marcas importantes. Por exemplo, uma marca madrilena que se destaca pela sua abordagem é Mario Gretto. Da mesma forma, a marca de moda feminina Alianto Moda, criada pelos irmãos Iñaki e Aitor, é muito apreciada pelos seus designs artesanais e estampas originais.

A estas opções acrescentamos outras propostas, como Violeta by Mango ou as coleções Adolfo Domínguez. Porém, hoje, grandes lojas de moda, como H&M ou Zara, também nos oferecem designs estilosos para mulheres que precisam do tamanho 46 ou superior.

Concluindo, a moda plus size continua em destaque e esta indústria continua a apresentar-se como uma magnífica oportunidade de investimento. Porém, os valores devem estar refletidos em cada peça e construção, pois as mulheres plus size procuram modelos que se sintam confortáveis ​​e que tenham um estilo atraente.

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